sábado, 16 de julho de 2011

VIP TOUR NA DISNEY

Outro dia estava fuçando na Internet e achei, por acaso, um blog de uma Cast Member brasileira, http://castmember.com.br/ana/tipos-de-vip-tour/, a Ana trabalhou lá alguns anos e postou em seu blog coisas curiosas e bem interessantes, ás vezes desconhecidas de muitos de nós. Um dos assunto que me chamou a atenção foi sobre os VIP TOUR.

São excussões especiais, bem diferentes dos tradicionais trajetos pelo parque. Tem uma delas, que está na minha lista de desejos, somente aguardando as minhas duas princesas terem idade para aproveitá-las conosco. É a Disney's Keys to the Kingdom, este tour leva mais de 3 horas, só pode ser realizado por maiores de 16 anos e custo atualmente $74,00 por pessoa, fora a entrada do parque, o diferencial é que ele acontece em locais do parque em geral, os visitantes  não têm acesso. Para quem não sabe, o Magic Kingdom por onde andamos está no segundo andar de um prédio subterrâneo.

Walt Disney não queria que as "diferentes terras" do parque se misturassem e nem que os visitantes tivessem que conviver com carrinhos de reposição de estoque, carrinhos de retirada de lixo, personagens inadequados andando em "terras"estranhas. Imagine você estar na Tomorrowland e passar um Cast Member vestido de faroeste??? Isso seria estranho e perderia a "magia", não acha? Para isso forma construídos quase 2,4 Km(1,5 milhas) de túneis subterrâneos de acesso. São os "utilidor". Se você quiser ver masi ainda tem o Backstage Magic Tour.


Disney's Keys to the KingdomDisney's Keys to the Kingdom
Abra a porta para os segredos por trás da criação e do desenvolvimento do Magic Kingdom. Curta as paradas nos bastidores e em uma série de atrações favoritas enquanto você descobre a história notável do Parque e ouve estórias intrigantes sobre Walt Disney, sua visão, filosofia e realizações surpreendentes. Grande parte deste tour é ao ar livre, portanto não se esqueça de chapéus, óculos escuros e protetor solar.


Mas não pense que para por ai não!! As possibilidades são infinitas, se quiser mais detalhes olhe aqui: http://disneyworld.disney.go.com/wdwi/pt_BR/parks/parkListing?id=MKToursListingPage ou aqui: http://disneyworld.disney.go.com/parks/magic-kingdom/tours-and-experiences/.
E quanto a Ana, bom, a Ana me ajudou a entender muita coisa...deixei acima o endereço do blog sobre o assunto, foi postado em 2009, mas para quem quiser ler logo, deixo aqui a transcrição:
"Chegou com um pouquinho de atraso, mas taí!
Antes de continuar postando sobre o meu treinamento pra VIP Tour, eu quero falar um pouco sobre os tipos de VIP Tour que existem (os preços informados são do começo de 2009):
Básico: você encontra a família já no parque, ou no Lobby ou na Window, na hora que o parque abre. Não inclui Fast Pass nem carro. O preço varia de 175 a 215 dólares por hora, dependendo da época e se o guest tá em hotel da Disney ou não. Como esse tipo de tour não inclui fast pass, o guest NÃO tem a opção de começar o tour mais tarde. Ou seja, cabe a nós, pobres guias, sair correndo de atração em atração para pegar Fast Pass. Por isso, nós carregávamos um papelzinho com a duração de todas as atrações para, entre outros, ver se dava tempo de correr até o outro lado do parque pra pegar fast pass.
Exemplo: o que eu sempre fazia era começar pelo Jungle Cruise, que dura uns 8 minutos, se não me engano. Então eu punha os guests na atração, e saía correndo pra Tomorrowland pra pegar Fast Pass da Space Mountain. (Na verdade não podia correr, então eu olhava pro chão, pra não vir outros guests encher meu saco e saía andando bem rápido). Eu realmente tinha que ir MUITO rápido pra conseguir voltar antes dos Guests saírem do brinquedo e ficar ali linda e elegante como se eu tivesse esperado por eles o tempo todo. (Tão vendo, vida de Tour Guide parece fácil, mas a gente corre o tempo todo!)
Caso o guest queria incluir um carro, são mais 120 dólares por dia, e o encontro é no hotel obrigatoriamente meia hora antes do parque abrir.
Premium: é um tipo novo de tour, que começou em Janeiro de 2009. Inclui Fast Passes em todas as rides que ofereçam fast pass. Na verdade a gente tem um cartão laranja, com a nossa foto, tipo uma ID, que a gente pega no escritório antes do tour. Esse cartão tem que ser devolvido todos os dias. A não ser que o tour tenha mais de 1 dia, aí você pode ficar com o cartão durante toda a duração do tour, fora isso tem que devolver. Nós apresentamos esse cartão na fila de fast pass de cada atração e podemos entrar. Assim não precisamos ficar correndo pra lá e pra cá.
O Premium Tour também inclui carro, então a gente quase nunca encontra com os guests no parque, em 99% das vezes nós vamos buscá-los no hotel. O preço é varia de 275 a 315 dólares por hora, dependendo da época e se o guest tá em hotel da Disney ou não. A vantagem (pros guest, desvantagem pros guias) é que o tour pode começar a hora que os guests quiserem. Eu já tive tour começando as 13h. É ruim pros guias porque, como eu disse acima, nós só temos fast pass para as atrações que ofercem fast pass. Ou seja, se eu chegar no MK às 2h da tarde, o Piratas do Caribe vai estar lotado e eu não posso fazer nada, porque lá não tem fast pass. E é obvio que o guest não vai querer esperar 1 hora na fila sendo que ele tá pagando mais ou menos 300 dólares por hora. Ou seja, me ferrei!
Por outro lado, como eu não tenho que ficar correndo pra pegar fast pass, eu posso ir nas atrações com os guests. E repetir quantas vezes eles quiserem! E isso é super divertido, eu ia em todas mesmo, e ás vezes as crianças eram tão legais que diziam que só iriam se fosse comigo, ou do meu lado, etc. Era muito gratificante. Sim, eu posso ir em QUALQUER atração da Disney, com exceção de duas: Splash Mountain, no MK e Kali River Rapids, no DAK. Uma pena porque eu amo as duas, mas ia ficar muito feio um guia VIP andando encharcado pelo parque.
O Premium Tour era muito popular, quase todos os meus tours eram Premium, eu só tive 2 que não foram. Quando as famílias começavam cedo e confiavam em mim pra levá-los nas atrações era perfeito… mas quando começavam tarde e/ou não me escutavam era um inferninho!!
PEP Tour: esse é o último tipo e PEP é a sigla de Priority Entrance Pass. Significa que você pode entrar com o guest em TODAS as atrações pela fila do fast pass ou pela saída. Esse tipo de tour é dado para celebridades ou pessoas que estejam fazendo algum tipo de trabalho para/com a Disney. Pode ser um executivo de alguma empresa que está fazendo negócios com a Disney.
Outro exemplo foi o Luciano Huck e a Angélica. Eles passaram 4 dias na Disney, mas em um dos dias eles tiraram uma foto, profissional, em frente ao Castelo, para aparecer em revistas do Brasil. Então considera-se que eles estão fazendo mídia para a Disney, por isso, por causa de uma foto de 10 minutos, eles tiveram PEP durante todos os dias. Os 80 anos da Hebe também foram assim, ela foi pra lá a convite da Disney, então ela não pagou pelo tour e foi Pep.
Em outros casos, como os Hanson, por exemplo, eles pagaram o tour porque simplesmente queriam se divertir na Disney, nao estavam ali a convite nem nada. Porém, como eles são altamente reconhecíveis, ganharam o PEP.
Uma vez que um guest recebe o direito de ter o tour PEP, ele terá PEP todas as vezes que voltar pra Disney. Por exemplo, se um piloto de NASCAR for pra Disney na semana que tiver acontecendo um evento da NASCAR e os parques estiverem cheios de fãs de Nascar, ele ganha Pep, porque, naquela semana, ele pode ser muito reconhecido. Se ele volta à Disney alguns anos mais tarde, depois de ter se aposentado das corridas, ele tem PEP de novo porque ele já teve uma vez. Todos os PEPs, a princípio, entram na atração pela fila do fast pass (caso a atração não tenha fast pass, é pela fila de cadeira de rodas ou saída).
Só se for uma celebridade altamente reconhecivel que você pode ir pela saída das atrações sempre, e mesmo assim tem que avisar ao manager daquela atração que você está indo pra lá com o fulano de tal. A Xuxa, por exemplo, se for em outubro, é PEP porque ela já foi Pep um dia, então é sempre, mas ela entraria pela fila de fast pass porque não seria reconhecida. Mas, supondo que ela vá em Julho, que tá cheio de brasileiro, ela teria que entrar por trás das atrações para não ser reconhecida.
Quem decide se o guest é PEP ou não são os coordenadores do DSA (Disney’s Special Activities - o departamento dos Tour Guides). Quando temos um tour PEP, nós carregamos um cartão igual ao do Premium, só que, ao invés de laranja, ele é roxo. Esse cartão deve ser mostrado aos cast members das atrações para que eles entendam porquê você está entrando pela fila do fast pass ou pela saída. Um tour que não seja Pep NUNCA pode entrar pela saída, a não ser que o cast member da atração convide o GR a levar a família pela saída.
Porém, como a maioria dos CMs das atrações - principalmente CPs e ICPs - são desinformados sobre esses procedimentos (eu sei porque eu trabalhei em atrações e NUNCA tinha ouvido falar de cartão roxo, laranja, Pep, nem nada disso, quando eu via algum GR já deixava ele ir pela saída ou pelo FP, nem sabia que tinha alguma diferença), muitos GRs se aproveitam disso e levam as famílias que tão em tour básico ou premium pela saída de algumas atrações, principalmente as populares que não oferecem FP, pra fazer uma “média” com a família.
Mas isso é errado, porque depois, no futuro, essa família volta, pega outro guia que faz tudo certinho, fica achando ruim que tá esperando 10 minutos na fila do fast pass e fica enchendo o saco: “ah, mas com a outra guia eu nao esperei nada, fui direto pela saída”. Isso é muito sério e eu já vi gente quase deixar de ser guia por causa disso. Realmente é complicado, você chegar no MK às 3h da tarde, a maldita da criança enchendo o saco porque quer ir no Its a Small World e a fila ali tá de 2 horas e você não poder fazer nada… como explicar pra uma criança que ela não pode ir no Its a Small World?
O que eu fazia era conversar com o greeter da atração, na maioria das vezes eles nos convidavam pra ir pela saída (com exceção do Dumbo, que era caso perdido, ou voce faz Dumbo as 9h da manha ou nao fazia mais… eu geralmente enrolava a criança e ia pro Aladin que é igual e tem menos fila). Porém, algumas vezes, principalmente se era um full time velho, não dava certo, aí não tem o que fazer, ou espera na fila ou não vai.
Por isso, queridos cast members que trabalham / vão trabalhar em atrações, se vocês verem algum Guest Relation indo pra sua atração, seja simpático e convide ele para ir pela saída… você pode estar salvando o dia desse GR (voces nao têm idéia do que é ter uma criança te pentelhando pra ir num brinquedo e o pai pentelhando mais porque a fila tá grande). Quem sabe você não ganha até um Great Service Fanatic, hein? Eu já dei vários por causa disso, nós andamos com vários na bolsa, pra caso precise (apesar dos treinadores enfatizarem MUITO que não é pra usar os Fanatics para “comprar” os CMs das atrações) :p
Outras informações sobre VIP Tours:
- Mínimo de 6 horas sempre. Se o guest quiser ficar menos de 6 horas, o problema é dele, ele paga por 6 horas.
- Comemos de graça quando estamos em tour. Essa é uma das melhores partes, você come nos melhores restaurantes de graça. Nós ganhamos um cartão que pode ser usado em qualquer restaurante full ou quick service, e qualquer outdoor food. Geralmente eu sentava pra comer com os guests, mas algumas poucas vezes eu não me sentia confortável com a família, então deixava eles no restaurante e pegava algum quick service para comer. Fora o almoço, da pra pegar snacks também, eu vivia pegando sorvete, picolé, água,
refrigerante, etc. Enquanto você tá com o guest você pode comer. Já teve tour que eu tomei café da manhã, almocei e jantei com os guests. O melhor com certeza foi comer no Castelo da Cinderella de graça! (apesar de ter me decepcionado muito com a comida).
- Assistimos todos os shows e paradas de áreas VIPs.
- Podemos falar no celular onstage! Acho que é a única posição que pode fazer isso. Claro que os coordenadores pedem para evitar isso ao máximo, se possível ir para o backstage pra ligar, mas muitas vezes não dá. Eu vivia ligando onstage mesmo, pra reservar restaurantes, marcar horários de shows (pra conseguir área Vip pra shows e paradas tem que ligar pra reservar).
- Um tour tem hora pra começar mas não tem hora pra terminar. É ruim pra quem gosta de rotina, mas eu, que adorava uma hora extra, me fazia. Mesmo no começo do ano, com a crise, quando a Disney tava demitindo, cortando hora, pra gente não mudou nada. Porque como o guest paga 300 dólares por hora e a Disney só me pagava 10, quanto mais tempo eu ficasse com eles, melhor. O meu record foi começar às 7h30 da manha e terminar às 2h30 da manhã. E foi uma das famílias mais legais que eu tive, depois faço um post sobre eles.
Bom, acho que é isso, semana que vem eu posto mais, continuo a contar do treinamento. Se tiverem dúvidas sobre os VIP Tours postem aí!
Beijos a todos e brigadão a quem comenta!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário