sábado, 20 de agosto de 2011

CARRO - Dirigindo na Florida

Para dirigir nos EUA, se você for turista, só vai precisar da sua habilitação brasileira válida com foto e pode dirigir pelo mesmo período que seu visto permitir a sua estadia no país, ou seja, 3 meses. 

Se um guarda lhe parar, você terá que apresentar os seguintes documentos: passaporte, carteira de habilitação e os documentos do carro.

Em caso de acidente não deixe o local, além dos documentos acima você terá que apresentar o carão da companhia de seguro, mas só em casos de acidentes com prejuízos superiores a 500 dólares.


Os brasileiros podem dirigir qualquer carro de passeio, caminhonete, SUVs e Vans de até 15 passageiros com a habilitação brasileira comum, mas nada de carros das categorias especiais(ônibus e caminhões). Para cada motorista adicional é cobrada uma nova taxa, que fica em torno de 15 dólares por dia, para cada dia do aluguel. Para motoristas com menos de 25 anos é dada a permissão de dirigir mas o valor do aluguel e o seguro saem mais caros.

Se você não tiver feito o seguro pessoal antes da viagem convém aceitar as coberturas de seguro oferecidas pelas locadoras, se tiver feito é aconselhável fazer , pelo menos o CDW.

Como em qualquer parte do mundo é preciso cuidado para dirigir nos EUA, principalmente para quem vai da primeira vez pois existem algumas regras diferentes das nossas. A primeira diferença é que nos EUA os carros param para as pessoas, elas são sempre prioridade! Faixa de pedestres é coisa séria! Pedestre na faixa tem que ser respeitado! Atropelo nos EUA é cadeia na certa, seja você brasileiro ou americano!! Nada de correr!


O limite de velocidade nas ruas com casas é baixo(30 milhas por hora), perto de escolas existem sinalizações especiais e a vigilância é redobrada, a velocidade é menor, 20 milhas/hora. Perto das escolas existem umas placas com luzes em cima que ficam piscando no horário de saída e entrada das escolas, reduza a velocidade e tome cuidado!

Nos sinais, você pode virar á direita em todos os sinais vermelhos, mas pare antes e olhe, prioridade para os pedestres, lembra? Você só não pode virar á direita no sinal vermelho se tiver uma placa dizendo: "Don't turn on red". Se você esquecer e ficar parado vai poder vivenciar uma raridade...ouvir uma buzina! Em Orlando quase não se ouve buzinas!



Você deve para em todos os sinais de STOP, em todos! Mesmo que o carro da frente tenha parado, depois que ele sair, você deve avançar um pouco e parar para somente depois seguir. Se você chegar num cruzamento sem sinaleiras/farol e tiver placas de STOP, sai primeiro quem chegou primeiro. Existem faixas específicas apra virar á direita ou á esquerda, uma vez nelas não pode mais trocar de faixa, e também não se pode trocar de faixa no meio de um cruzamento. Para mudar de faixa, óbvio, precisa se usar o pisca.

Caso você seja multado, a locadora irá mandar as multas para sua casa e em geral elas são debitadas no cartão de crédito que você deixou como garantia. Só para tranquilizar, o sistema de multas e a arrecadação não tem nada a ver com a imigração, logo, se houver pendências de trânsito, quando você retornar aos EUA a imigração não terá como saber, mas na hora da locação do carro você poderá ter dificuldades.

Quanto aos estacionamentos não se preocupe. Aqui vale a máxima NO PARKING NO BUSINESS(sem estacionamento, sem negócios), a maioria dos locais frequentados por turistas dispõe de amplos e gratuitos estacionamentos, exceto os estacionamentos dos parques. Alguns hotéis(muito poucos) cobram pelo estacionamento. No centro da cidade, em Orlando Downtown, em alguns lugares você pode ter que pagar para estacionar, lembro de ter pago estacionamento apenas uma vez no Orlando Science Museum. Ás vezes você vai se deparar com um parquímetro(comum  por exemplo, no centro de Orlando ou na Ocean Drive em Miami), nestes casos você vai precisar de moedas, só não são aceitas as de 1 centavo e em geral 25 cents dá direito a 10 minutos.

Para quem vai com crianças a leia nos EUA permite que elas utilizem o cinto do carro apenas se tiverem mais de 8 anos e 1,40cm de altura, caso contrário você terá que utilizar as cadeirinhas especiais apra cada faixa etária, isso você pode conseguir na própria locadora do carro ou comprando nas lojas ou mercados por preços bem acessíveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário